Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias

Autores

  • Viviane Lima Ferreira PPGE - UFSC
  • Gilka Elvira Ponzi Girardello PPGE - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4781

Palavras-chave:

Escrita, linguagem oral, consciência fonológica

Resumo

O complexo cenário das tecnologias digitais na escola demanda um olhar intercultural, já que os contextos socioculturais dos alunos não são homogêneos. O fato de os diferentes tipos de acesso às tecnologias ser um fator de obstáculo na formação em Mídia Educação é a principal situação-limite deste artigo. Para a pesquisa em que o artigo se baseia, considerou-se uma série de contextos de acesso distintos que configuraram uma pluralidade; além disso, levantou-se como o incentivo à participação pode ser um mediador das diferenças de conhecimentos. Por fim, uma concepção de “comunicação orquestral” (BATESON, 1981) na prática pedagógica foi vista como uma forma de promover espaços de produção de mídia e de uma cultura participativa (JENKINS, et al., 2006).

Biografia do Autor

Viviane Lima Ferreira, PPGE - UFSC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bolsista CNPq. Mestre em Educação pela mesma instituição. Bacharelada e Licenciada em Letras (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa NICA – Núcleo de Pesquisa em Infância, Cultura e Arte (UFSC). Membro da Rede MOVER: Educação Intercultural e Movimentos Sociais.

Gilka Elvira Ponzi Girardello, PPGE - UFSC

Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSC), dentro da Linha Educação e Comunicação. Realizou pós-doutorado no Programa de Educação Urbana da University of New York (Pesquisadora Visitante/Fulbright/CAPES 2010/2) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (2011/1).

Downloads

Publicado

2019-05-12

Como Citar

FERREIRA, V. L.; GIRARDELLO, G. E. P. Um olhar intercultural para a Mídia-Educação: diferenças e desigualdade nos contextos de acesso às mídias. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 131–153, 2019. DOI: 10.22196/rp.v21i0.4781. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4781. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Interculturalidade, Currículos e Práticas Educativas