Competências gerais da BNCC para os estudantes adolescentes dos anos finais do ensino fundamental: um estudo interpretativo para o desenvolvimento da aprendizagem

Autores

  • Luiza Olivia Lacerda Ramos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB
  • Aricélia Ribeiro do Nascimento Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica/ Diretoria de Currículos e Educação Integral http://orcid.org/0000-0002-4475-4555

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v21i0.4766

Palavras-chave:

educação, disciplina, filosofia, moral

Resumo

Esta investigação documenta, com base em estudos sobre a adolescência e a análise das competências gerais para a educação básica contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, temas voltados para a adolescência com o foco em direitos de aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. A análise de natureza exploratória e interpretativa do documento e dos referenciais teóricos de periódicos qualificados reúne pistas e contextos centrais sugestivos para o desenvolvimento da aprendizagem de adolescentes dos anos finais do ensino fundamental. A intenção central é que essas pistas possam contribuir nos debates sobre as competências gerais, presentes no documento da BNCC, na perspectiva das especificidades dos anos finais do ensino fundamental, com atenção para os aspectos centrais da adolescência.

Biografia do Autor

Luiza Olivia Lacerda Ramos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Professora do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas.

Aricélia Ribeiro do Nascimento, Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica/ Diretoria de Currículos e Educação Integral

Graduação em Pedagogia Mestrado em Educação e Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2019-05-12

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua