O panorama das produções científicas sobre as contribuições das ocupações estudantis à gestão universitária democrática

Autores/as

  • Valeska Maria Fortes de Oliveira
  • Bianka de Abreu Severo
  • Maristela Silveira Pujol

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.4585

Palabras clave:

Planejamento Urbano, Participação popular, Plano Diretor de Chapecó.

Resumen

Neste trabalho aborda-se uma pesquisa bibliográfica, cuja totalidade retrata o estado do conhecimento de produções científicas sobre o movimento estudantil através das ocupações e sua relação com a gestão universitária democrática. Para isso, recorreu-se às produções publicadas no período de 2014 a 2018 em fontes como: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd Nacional); Catálogo de Teses e Dissertações, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Dessa forma, este trabalho compreende a abordagem metodológica qualitativa. Em direção contrária ao modelo de gestão universitária predominante, vislumbra-se a instituição de novas formas de gestão mais horizontais e democráticas pelo movimento das ocupações estudantis universitárias, sejam em seus discursos ou em suas práticas como um todo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Valeska Maria Fortes de Oliveira

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS).

Bianka de Abreu Severo

Mestranda em Educação (UFSM). Pós-Graduanda em Especialização em Gestão Educacional (UFSM). Licenciada em Pedagogia (UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Bolsista CAPES.

Maristela Silveira Pujol

Mestranda em Educação (UFSM). Especialista em Educação Especial (UFSM). Licenciada em Educação Física (UFSM). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS). Bolsista CAPES.

Publicado

2019-06-12

Cómo citar

OLIVEIRA, V. M. F. de; SEVERO, B. de A.; PUJOL, M. S. O panorama das produções científicas sobre as contribuições das ocupações estudantis à gestão universitária democrática. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 21, p. 194–209, 2019. DOI: 10.22196/rp.v22i0.4585. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4585. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos Demanda Contínua