O estado do conhecimento sobre estágio supervisionado nas licenciaturas

Autores

  • Fábio Antonio Gabriel Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa http://orcid.org/0000-0002-4990-4102
  • Ana Lúcia Pereira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Danilo Augusto Ferreira de Jesuz Instituto Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i45.4361

Resumo

O Estágio Supervisionado compõe uma das etapas na formação inicial do professor, como um momento único e importante, uma vez que enseja ao futuro professor o contato com a realidade escolar a fim de que o estagiário, futuro professor, perceba como serão suas atividades como docente. O presente artigo, portanto, tem como objetivo realizar um levantamento do estado do conhecimento sobre Estágio Supervisionado nos cursos de licenciaturas.  A metodologia da pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica e do tipo estado do conhecimento. Os resultados permitem apontar que o Estágio Supervisionado é o momento oportuno do acadêmico assimilar saberes da experiência para, paulatinamente, construir sua identidade profissional e, desse modo, poder ter condições de ser um bom professor quando chegar seu momento de atuar profissionalmente.

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Biografia do Autor

Fábio Antonio Gabriel, Doutorando em educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Filosofia pela Faculdade Bagozzi - Curitiba (2009); bacharel em teologia pela Pontíficia Universidade Católica - Curitiba (2008), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014) e doutorando em educação pela mesma Universidade. É professor de Filosofia da Rede Estadual do Paraná. Atuou como professor colaborador do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP). Tem artigos sobre ensino de filosofia e livros organizados na área de Filosofia e Educação. Atualmente bolsista de doutorado (bolsa concedida no âmbito de acordo CAPES/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

Ana Lúcia Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Adjunta do Departamento de Matemática e Estatística, vinculada aos Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Paraná

Danilo Augusto Ferreira de Jesuz, Instituto Federal do Paraná

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professor de Matemática do Instituto Federal do Paraná – Campus Jaguariaíva

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

GABRIEL, F. A.; PEREIRA, A. L.; DE JESUZ, D. A. F. O estado do conhecimento sobre estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 227–247, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i45.4361. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4361. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua