Alguns pressupostos históricos da infância no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v6i12.4197Palavras-chave:
Depressão infantil, Contexto Escolar, EducadorResumo
O propósito deste texto é fazer uma análise da situação em que se encontram crianças e adolescentes de ambos os sexos no Brasil. Tema de importância fundamental e incontestável que merece maior aprofundamento no meio acadêmico, no aspecto de sua compreensão teórica, bem como para sua intervenção mais qualificada para que possa ecoar com mais intensidade na sociedade. Por outro lado, percebe-se que a situação não é nova, persistindo por décadas sem que haja uma ação consistente do Estado para sua superação. Assim, o caso dessas crianças e adolescentes constitui-se exemplo do tratamento dado pelo poder aos serviços de saúde, educação, moradia, ou seja, prioridades asseguradas na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.