As espécies ameaçadas e a educação ambiental: conhecimento de estudantes sobre o papagaio-de-peito-roxo

Autores

  • Nádia Kroth
  • Angélica Soligo Cassol
  • Eliara Solange Muller Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.4161

Palavras-chave:

Inclusão, Acessibilidade à comunicação, Estudantes surdos

Resumo

A escola tem papel fundamental na divulgação científica do conhecimento sobre as espécies, principalmente nas disciplinas de Ciências e Biologia e através da inserção de ações de educação ambiental. Para que estas ações sejam efetivas é fundamental perceber como os indivíduos conhecem e percebem o mundo natural que os rodeia. Visando entender se o contato com a natureza interfere no conhecimento de estudantes, investigamos o conhecimento dos mesmos sobre a espécie Amazona vinacea (papagaio-de-peito-roxo). Aplicamos um questionário para 63 estudantes do 9° ano do ensino fundamental, avaliamos o ambiente escolar e questionamos as professoras de ciências sobre suas aulas na natureza. O contato mais frequente com a natureza influenciou o conhecimento sobre a espécie. Diante disso, ressaltamos a importância de identificar o conhecimento prévio dos estudantes antes de serem trabalhadas ações na educação ambiental.

Biografia do Autor

Eliara Solange Muller, Unochapecó

Curso de Ciências Biológicas, Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA) da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

Downloads

Publicado

2018-09-07

Como Citar

KROTH, N.; CASSOL, A. S.; MULLER, E. S. As espécies ameaçadas e a educação ambiental: conhecimento de estudantes sobre o papagaio-de-peito-roxo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 44, p. 153–171, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i44.4161. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4161. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS