A reforma do Estado e o avanço neoconservador: impactos no caráter público da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i42.4013

Resumo

O trabalho aborda as mudanças na educação sob a égide da reforma do Estado e o avanço neoconservador sobre os direitos sociais. Explicitar as contradições que se movem no interior dessas mudanças e analisar as consequências à classe trabalhadora brasileira é o objetivo do trabalho. Para tanto, a pesquisa se caracteriza como bibliográfica e documental, considerando teóricos importantes da sociologia latino-americana, como Fernandes (2009) e as principais propostas para a educação que tramitam na esfera do Estado, como a reforma do Ensino Médio e o programa “Escola sem Partido”. Com base no estudo, é possível dizer que se configura no cenário político brasileiro pós-golpe uma reforma do Estado a qual pretende estreitar a progressão dos direitos sociais e garantir o caráter subordinativo da economia e educação nacional aos interesses do capital. Por isso a educação de nível médio, seja do campo ou da cidade, tem importância central para os reformadores.

Biografia do Autor

Leonardo Dorneles Gonçalves, Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, área de políticas públicas da educação.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Docente do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, área de políticas públicas da educação.

Vinícius Ramos Puccinelli, Universidade Federal do Rio Grande

Graduado em Ciências Biológicas e mestre em Educação Ambiental, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

GONÇALVES, L. D.; PUCCINELLI, V. R. A reforma do Estado e o avanço neoconservador: impactos no caráter público da educação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 66–82, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i42.4013. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4013. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê