O fazer político dos jovens das classes populares: as ocupações estudantis paranaenses

Autores

  • Suely Aparecida Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.4002

Palavras-chave:

Chevron Case, International Environmental Law, Treaties of Investment, Tribunals of Investment

Resumo

Este artigo tece considerações sobre o movimento Ocupa Paraná que ocorreu em 2016 mobilizando vários estudantes do Ensino Médio e Superior, especialmente neste estado, contra a Reforma do Ensino Médio e a PEC 247. Objetiva-se levantar pistas sobre o potencial deste Movimento para a formação política dos jovens das classes populares. A partir da literatura sobre a história do Ensino Médio no Brasil e sobre a participação política da juventude destaca que as ações políticas da juventude dizem respeito as lutas hegemônicas que se travam na sociedade de classes e ao fazer político da juventude. Para análise utiliza relatos de estudantes de Francisco Beltrão/PR, matérias veiculadas na imprensa no período das ocupações, as páginas do facebook: Ocupa CEMA e Ocupa Beltrão, criadas pelos estudantes de Francisco Beltrão durante as ocupações, além de relatos de jovens que participaram das ocupações na região de Curitiba presentes no Documentário Ocupa Tudo: Escolas Ocupadas no Paraná (2016). 

Biografia do Autor

Suely Aparecida Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão.

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, docente do Curso de Pedagogia e do  Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Francisco Beltrão, membro do Grupo de Pesquisa Sociedade Trabalho Educação na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

MARTINS, S. A. O fazer político dos jovens das classes populares: as ocupações estudantis paranaenses. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 143–167, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i43.4002. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4002. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS