Educação e formação humana: impasses entre métodos, ideologias e doutrinação

Autores

  • Iára Kamphorst Secretaria Estadual de Educação do Paraná
  • André Paulo Castanha Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão http://orcid.org/0000-0003-0571-0960

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.3981

Palavras-chave:

Estratégia, Regulação, Telecomunicações, Teoria Institucional.

Resumo

O presente estudo, fundamentado em autores clássicos do pensamento educacional e em documentos e debates atuais, procura identificar alguns momentos em que a relação métodos, ideologias ou “doutrinação” foram ocupando espaços na esfera pedagógica, e atuando diretamente na formação humana. Para isso, partimos das ideias renovadoras da pedagogia herdadas de Rousseau e Condorcet passando pelos princípios de democracia de Dewey e pelas influências dos marxistas em âmbito geral. Os embates no Brasil estão alicerçados nas proposições de Anísio Teixeira, Paulo Freire e Saviani, passando pelas críticas feitas à educação atual pelo movimento da Escola Sem Partido, definido como “doutrinação ideológica”. Concluímos que a educação é um ato político, portanto, não um fazer neutro. O professor precisa ter uma formação sólida e expressar claramente suas concepções de mundo, possibilitando que os alunos construam suas próprias concepções. 

Biografia do Autor

Iára Kamphorst, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Licenciatura em Pedagogia. Professora Pedagoga da rede estadual de educação do Estado do Paraná atuando no Colégio Estadual José de Anchieta – EFM, no município de Planalto – PR.

André Paulo Castanha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Francisco Beltrão

Historiador e mestre em Educação pela UFMT, Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, – Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

KAMPHORST, I.; CASTANHA, A. P. Educação e formação humana: impasses entre métodos, ideologias e doutrinação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 42–65, 2018. DOI: 10.22196/rp.v20i43.3981. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3981. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS