Análise da produção científica das teses e dissertações sobre a institucionalização da educação a distância no período de 2006 a 2016

Autores

  • Rosemery Celeste Petter
  • Cristiano Maciel UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i44.3978

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral das teses e dissertações sobre a Institucionalização da Educação a Distância, realizadas no período de 2006 a 2016. Para tanto, foi utilizada metodologia de Revisão Sistemática da Literatura obedecendo na sua implementação as fases definidas no protocolo de pesquisa, consulta realizada em duas bases de dados eletrônicos: o Banco de Teses e Dissertações da Capes e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT. A pesquisa identificou 16 estudos, e destes foram apresentados e analisados os seguintes pormenores: identificação das pesquisas, foco temático, aporte teórico e delineamento metodológico. Os resultados revelam que ainda são poucas as pesquisas que tratam da institucionalização da Educação a Distância e que mais da metade delas foram defendidas em Programas de Pós-Graduação na área da Educação. A abordagem de pesquisa predominante é a qualitativa e o método mais utilizado, o estudo de caso. 

Biografia do Autor

Cristiano Maciel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

Professor Associado I do Instituto de Computação e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Educação da UFMT.

Publicado

2018-09-07

Edição

Seção

ARTIGOS