Nita Freire: histórias compartilhadas com o maior educador brasileiro e que nos ajudam a compreender o momento atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i42.3948

Palavras-chave:

Envelhecimento, Cuidadores, Idosos dependentes,

Resumo

Ana Maria Araújo Freire (Nita Freire) é mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/ SP), viúva e sucessora legal de Paulo Freire.   Aos 83 anos de idade trabalha intensamente, se dedica a organizar, publicar textos inéditos do Educador e responde pela tradução de parte da obra do autor para diversas línguas. Nita Freire também colaborou em algumas obras de Paulo Freire, escreveu Notas importantes que ajudam o leitor a compreender mais profundamente os ensinamentos contidos nos livros. É autora de diversos livros de autoria individual como “Nós dois”, Editora Paz e Terra, São Paulo, 2013. Neste livro, a autora reúne cartas, bilhetes, fotos que retratam a trajetória de encantamento de duas pessoas já na maturidade, ela com 54 anos e ele com 65 anos de idade.

Na entrevista concedida em sua residência na cidade de São Paulo para a mestre em Gerontologia e doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Pesquisadora e Professora Convidada da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Campus Avançado CAMEAM, Áurea Eleotério Soares Barroso, no dia primeiro de agosto de 2017, Nita Freire fala sobre educação, anistia política, longevidade e enaltece alguns atributos do ser humano Paulo Freire. 

Biografia do Autor

Áurea Eleotério Soares Barroso, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - CAMEAM

Pesquisadora e Professora Convidada do Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – CAMEAM

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

BARROSO, Áurea E. S. Nita Freire: histórias compartilhadas com o maior educador brasileiro e que nos ajudam a compreender o momento atual. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 171–182, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i42.3948. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3948. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ENTREVISTA