Bandeiras, hinos e cantos: as armas cívicas dos pelotões de saúde em Santa Catarina (1941-1953)

Autores

  • Michele Metelski Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis, SC
  • Celso João Carminati Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i42.3945

Resumo

Apresentamos, no presente texto, os resultados de uma pesquisa histórica que se fundamentou nas relações estabelecidas entre as propostas de nacionalização do ensino e das ideias da Escola Nova, por meio de símbolos educativos que visavam à reestruturação e regeneração da pátria. Com essa perspectiva, a partir de 1940, o Estado de Santa Catarina implantou as associações auxiliares da escola, e, entre elas, os pelotões de saúde. Tomamos como pressuposto de análise o período de 1941 a 1953 e utilizamos como principais fontes de pesquisa os relatórios e as atas dessas associações, documentos escritos pelos próprios alunos alistados nos pelotões. As fontes permitem compreender como as crianças interagiam e concebiam os cuidados com a saúde, possibilitando escrutinar e inferir como era o funcionamento das instituições que objetivavam inculcar valores morais e físicos, incorporados exatamente como pretendia o discurso médico higienista.

Biografia do Autor

Michele Metelski, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis, SC

Doutoranda em Educação na Linha de Pes-quisa História e Historiografia da Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre em Educação na Linha de Pesquisa História e Políticas Educacionais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013); Especialista em Bioengenharia pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Especialista em Metodologia da Ação Docente pelo Centro Universitário de União da Vitória - UNIUV (2012); Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Cursando Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas (UNIASSELVI); pesquisadora na área da História da Educação, Discurso Médico-higienista, História da Medicina no Brasil e Biologia Geral.

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutor pela Università Degli Studi di Bergamo - Itália e Universidade de Lisboa - Portugal. Professor do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade do Esatado de Santa Catarina - UDESC. Diretor de Ensino de Graduação da FAED/UDESC.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

METELSKI, M.; CARMINATI, C. J. Bandeiras, hinos e cantos: as armas cívicas dos pelotões de saúde em Santa Catarina (1941-1953). Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 42, p. 154–170, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i42.3945. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3945. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Demanda Contínua