Considerações sobre os retrocessos nas políticas educacionais brasileiras durante o Governo do presidente Michel Temer

Autores

  • Andrea Coelho Lastória PROFESSORA DOUTORA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da FFCLRP / USP UNIVERSIDADE DE SAO PAULO http://orcid.org/0000-0002-0060-0116
  • José Faustino de Almeida Santos Professor no Centro Universitário “Barão de Mauá” Membro de Grupo de Pesquisa na FFCLRP / USP Mestre em Educação pelo PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / FFCLRP / USP
  • Rafael Cardoso Mello Coordenador do programa de Pós Graduação em História, Cultura e Sociedade e da Licenciatura em Pedagogia, no Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto/SP. Pesquisador do Grupo ELO (Estudos da Localidade USP/Ribeirão Preto) e CIER (Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais - UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto).

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v20i43.3934

Resumo

A respeitodosatuais retrocessos das políticas educacionais brasileiras propomos reflexões críticastendo em vista as formas com que a Federaçãovem constituindo um conjunto de práticas para desconstruir o modelo de educação implementado pela LDB e outras leis características do contexto do período da redemocratização brasileira - forte exemplo disto é a força com que o Governo Federal vem apostando em avaliações pautadas em características socioemocionais. Do ponto de vista teórico, esta discussão foi pautada levando em consideração duas pesquisas realizadas sobre a temática, especificamente as obras de Oliveira e Smolka. O texto veicula informações sobre a Avaliação Nacional Não cognitiva(ou Socioemocional), sobre aBase Nacional Comum Curricular, a Reforma do Ensino Médio e sobre o programa Escola Sem Partidoobjetivando interpretar as ideias expostas no Foro 23 do Fórum Ibero Americano de Geografia, Educação e Sociedade – GEOFORO.

Biografia do Autor

Andrea Coelho Lastória, PROFESSORA DOUTORA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO da FFCLRP / USP UNIVERSIDADE DE SAO PAULO

Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFEDepartamento de Educação, Informação e Comunicação - DEDICPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOFACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO - FFCLRPUNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

José Faustino de Almeida Santos, Professor no Centro Universitário “Barão de Mauá” Membro de Grupo de Pesquisa na FFCLRP / USP Mestre em Educação pelo PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO / FFCLRP / USP

Possui graduação em História pelo Centro Universitário “Barão de Mauá”(2008), Geografia pela Universidade de Franca (2016)  e Mestrado em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (2014). Atua como: professor efetivo da Educação Básica na Secretaria Estadual do Estado de São Paulo e na rede particular. No Ensino Superior, Professor Assistente I no Centro Universitário “Barão de Mauá”.

Rafael Cardoso Mello, Coordenador do programa de Pós Graduação em História, Cultura e Sociedade e da Licenciatura em Pedagogia, no Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto/SP. Pesquisador do Grupo ELO (Estudos da Localidade USP/Ribeirão Preto) e CIER (Centro Interdisciplinar de Estudos Regionais - UNESP/IBILCE/São José do Rio Preto).

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Franca (2009), graduado em História (2004) pelo Centro Universitário “Barão de Mauá” e Pedagogia (2017) também graduando em Geografia (2005). 

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Publicado

2018-04-30

Edição

Seção

ARTIGOS