Juventude e periferias urbanas: perfil, cultura e outros aspectos da vida social e afetiva

Autores

  • Adriana D'Agostini Centro de Ciências da Educação, UFSC
  • Gilberto Nogara Junior Doutorando em Educação pela UFSC
  • Luciana Pedrosa Marcassa Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-5313-1002

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v19i41.3785

Palavras-chave:

Avaliação Desempenho Docente. Escola Democrática. Democracia. Dominação.

Resumo

Este texto tem por objetivo identificar e discutir a relação do jovem com a apropriação e produção da cultura e com outros aspectos da vida social e afetiva. Se a vida de uma maneira geral está submetida à lógica de produção e reprodução do capital, no que tange à juventude pobre das periferias urbanas de Florianópolis a situação é ainda mais delicada, tendo em vista as mediações próprias do território sobre a experiência da juventude, e que o trabalho e as preocupações em torno da qualificação para o emprego são o centro das atenções e tomam a maior parte do tempo e dos espaços de convivência desses jovens. A constituição de uma cultura de sobrevivência, portanto, é um elemento limitador das relações sociais e afetivas da juventude pobre e da produção criativa como modo de vida. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana D'Agostini, Centro de Ciências da Educação, UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do De-partamento de Estudos Especializados em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Edu-cação da Universidade Federal de Santa Ca-tarina (PPGE/CED/UFSC).

Gilberto Nogara Junior, Doutorando em Educação pela UFSC

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Edu-cação da Universidade Federal de Santa Ca-tarina (PPGE/CED/UFSC).

Luciana Pedrosa Marcassa, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Do-cente do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educa-ção da Universidade Federal de Santa Cata-rina (PPGE/CED/UFSC).

Downloads

Publicado

2017-08-01

Como Citar

D’AGOSTINI, A.; NOGARA JUNIOR, G.; MARCASSA, L. P. Juventude e periferias urbanas: perfil, cultura e outros aspectos da vida social e afetiva. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 19, n. 41, p. 137–153, 2017. DOI: 10.22196/rp.v19i41.3785. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3785. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS