Corpo como âncora de sentidos e produtor de significados: tensões a partir da performance art

Autores

  • Jéssica Vitorino da Silva Terra Nova Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Fabio Zoboli

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3624

Palavras-chave:

pós-modernidade. marketing pós-moderno. ideologia de mercado.

Resumo

O presente ensaio pretende revisar e argumentar – sob a perspectiva de alguns aspectos da semiótica e da fenomenologia – a crença de que o corpo é central na experimentação do conhecimento. Para tal, faremos uso da Performance Art como instrumento de organização sígnica que opera por intermédio do corpo de um performer que organiza signos com a intensão de propor uma experiência. O texto é fragmento do referencial teórico de uma dissertação de mestrado intitulada “A Performance Art como propedêutica da experiência: construção de sentidos e significados sobre, com e por meio do corpo”. O ensaio insiste na ênfase da necessidade da utilização da Performance Art como forma possível de estruturar e determinar a experiência do sujeito frente a um objeto a ser conhecido no âmbito das práticas pedagógicas de mediação de conhecimento.

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Publicado

2017-03-21

Como Citar

NOVA, J. V. da S. T.; ZOBOLI, F. Corpo como âncora de sentidos e produtor de significados: tensões a partir da performance art. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 241–263, 2017. DOI: 10.22196/rp.v18i39.3624. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3624. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS