Delineamentos metodológicos da pesquisa em educação
DOI:
https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3065Resumo
Hoje é notório no currículo da graduação a presença de disciplinas voltadas para o ensino de métodos e técnicas de pesquisa. Tal presença pode ser atribuída à exigência da elaboração da monografia para a conclusão do curso. No âmbito da pós-graduação, aos componentes curriculares de ensino dos fundamentos da pesquisa científica somam-se os de orientação da prática da investigação, a exemplo da disciplina “Trabalho individual orientado”. A pesquisa acadêmica, que anteriormente se fazia quase que exclusivamente no espaço da pós-graduação, conquista seu espaço também na graduação. Este artigo foi motivado para atender aos estudantes que, no contexto das aulas de metodologia da graduação em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia, solicitaram um texto que apresentasse o processo de elaboração do projeto de pesquisa. Uma das funções mais importantes da prática docente do professor universitário é a de orientar e dirigir as atividades de pesquisa dos estudantes. O grande desafio do professor universitário é a formação de um profissional crítico e autônomo que seja capaz de refletir sobre o caminho percorrido durante o próprio caminhar, negando-se a repetir receitas e ter uma práxis reducionista e reiterativa em vez de criativa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó. Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
A revista permite que o autor detenha os direitos autorais sem restrições, desde que contate a revista sempre que desejar republicar o artigo.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Pedagógica é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial. Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.