A metodologia de pesquisa em sala de aula na formação e na atuação docente

Autores

  • Nilda Stecanela

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v17i35.3060

Palavras-chave:

Educação. Políticas sociais. Bolsa Família.

Resumo

O texto tem como ponto de partida a reflexão sobre os desafios da educação contemporânea, cujos enfrentamentos requerem intervenções pedagógicas qualificadas e inovadoras. No seu desenvolvimento, descreve-se uma prática vivida no contexto da formação docente com vistas à construção de respostas para a recorrente indagação: como fazer?”. Define como pontos “de chegada o debate sobre a prática docente na Educação Básica relacionando o uso da pesquisa em sala de aula como uma metodologia de ensino possível. Na tessitura da argumentação, defende o protagonismo do professor, em permanente processo de formação, no sentido de desenvolver a competência reflexiva e a transposição didática na organização do seu ensino, de modo a conferir autoria ao seu fazer.

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

ARTIGOS