Imigração haitiana para o Brasil: os desafios no caminho da educação escolar

Autores

  • Marília Lima Pimentel Cotinguiba
  • Geraldo Castro Cotinguiba

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i33.2843

Palavras-chave:

Tradução Reversa, Back-Translation, Questionário, Validação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir alguns aspectos dos desdobramentos da imigração haitiana para o Brasil, tomando como discussão central a inserção de crianças, adolescentes e adultos no ambiente escolar. A metodologia que temos empregado no curso da nossa pesquisa é a etnografia, valorizando a observação participante. Os resultados aqui apresentados não são conclusivos, mas devem ser considerados iniciais. A nossa reflexão é com base na realidade da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia, na Amazônia ocidental brasileira e, em alguns aspectos, sobre dados e vivências que tivemos em outras cidades brasileiras. Por fim, esta reflexão estabelece uma relação e diálogo teóricos com alguns autores a partir de abordagens que contemplam a nossa discussão, os quais aparecerão no momento adequado, assim como nossos trabalhos já realizados.

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Resumen
El objetivo del presente artículo es discutir algunos aspectos del desarrollo de la inmigración haitiana para Brasil, teniendo como discusión central la inserción de los niños, adolescentes y adultos en el ambiente escolar. La metodología empleada en la trayectoria de nuestra investigación es la etnografía, valorando la observación participante. Los resultados aquí presentados no son conclusivos, sino que deben ser considerados preliminares. Nuestra reflexión está basada en la realidad de la ciudad de Porto Velho, capital del estado de Rondônia, en la Amazonia occidental brasileña y, en algunos aspectos, sobre datos y vivencias que tuvimos en otras ciudades brasileñas. Por fin, esta reflexión establece una relación y diálogo teóricos con algunos autores a partir del abordaje que contemplan nuestra discusión, los cuales aparecerán en el momento adecuado, así como nuestros trabajos ya realizados.

Palabras Clave: Inmigración haitiana. Brasil. Ambiente escolar. Burocracia.

 

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Publicado

2015-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS