A educação em espaços de restrição e privação de liberdade no brasil: perspectivas e concepções

Autores

  • Elionaldo Fernandes Julião Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i32.2729

Palavras-chave:

Precarização do Trabalho, Juventude, Educação Profissional.

Resumo

Fruto das pesquisas desenvolvidas nos últimos anos sobre a educação para jovens e adultos em situação de restrição e privação de liberdade no Brasil, o artigo procura apresentar algumas reflexões sobre o tema, destacando-se, principalmente, os aspectos legais, políticos e sociais que envolvem a discussão. Analisando os marcos legais atuais da execução penal brasileira, apresenta a educação como um direito humano fundamental e uma importante política no tratamento penitenciário.

Biografia do Autor

Elionaldo Fernandes Julião, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Vice coordenador do Observatório Jovem do Rio de Janeiro e do Núcleo de Estudos e Documentação em Educação de Jovens e Adultos da UFF

Downloads

Publicado

2015-04-07

Como Citar

FERNANDES JULIÃO, E. A educação em espaços de restrição e privação de liberdade no brasil: perspectivas e concepções. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 191–206, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i32.2729. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2729. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS