O conceito de qualidade na educação: articulações e rearticulações nas disputas por hegemonia

Autores

  • Ricardo Boklis Golbspan Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luís Armando Gandin Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v16i32.2721

Resumo

Este artigo é uma análise de como o conceito de qualidade de educação tem sido hegemonicamente definido. Na primeira parte, é apresentado o método de Bakhtin sobre a análise de palavras, para justificar o estudo do conceito de qualidade. Na segunda parte, discutimos como o conceito de qualidade aparece no contexto educacional em função das transformações sociais históricas. Finalmente, contextualizamos o debate sobre qualidade de educação com as recentes modernizações de Estado.

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Biografia do Autor

Ricardo Boklis Golbspan, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Educação UFRGS. Bolsista CAPES

Luís Armando Gandin, Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor (PhD) em Educação pela University of Wisconsin-Madison e professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Editor-Chefe de Educação & Realidade, Editor de Currículo sem Fronteiras (Portugal/Brasil) e Editor para a Língua Portuguesa de Education Policy Analysis Archives (Estados Unidos)

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Publicado

2015-04-07

Como Citar

GOLBSPAN, R. B.; GANDIN, L. A. O conceito de qualidade na educação: articulações e rearticulações nas disputas por hegemonia. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 49–63, 2015. DOI: 10.22196/rp.v16i32.2721. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/2721. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS