Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil

Autores

  • Celso Francisco Tondin Unochapecó
  • Nedio Seminotti PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1890

Resumo

O artigo trata sobre a participação dos movimentos camponeses brasileiros na conquista de políticas educacionais, com base na ideia do respeito à diversidade e às realidades dos sujeitos do campo. No processo histórico desses movimentos vai acontecendo a articulação da luta pela terra com os direitos sociais, entre eles o direito à educação. A materialidade dessa luta é evidenciada por dois atores coletivos: a “articulação nacional Por Uma Educação do Campo” e o Fórum Nacional de Educação do Campo, que entendem que a escola rural identifica-se com as políticas estatais de caráter compensatório que atendem aos interesses do capital, enquanto a Educação do Campo apresenta um projeto político-pedagógico que valoriza a cultura camponesa e fortaleceum novo projeto de sociedade. Conclui-se que na ação dos movimentos sociais a educação estará sempre relacionada ao direito à terra, e com ele deve contribuir, o que requer que as políticas agrárias e sociais sejam pensadas conjuntamente.

Biografia do Autor

Celso Francisco Tondin, Unochapecó

Celso Francisco Tondin. Psicólogo. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos Cursos de Psicologia e de Licenciatura em Eduação Especial da Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Nedio Seminotti. Psicólogo. Doutor em Fundamentos y Desarollos Psicoanalíticos pela Universidad Autónoma de Madrid e Pós-Doutor pela Universidad Rey Juan Carlos.

Email para contato: tondin@unochapeco.edu.br

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

TONDIN, C. F.; SEMINOTTI, N. Movimentos sociais do campo e o direito à educação no Brasil. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 87–106, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1890. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1890. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê