Imagens oferecidas ao olhar:a apropriação como objeto de investigação

Autores

  • Nilda Stecanela UCS
  • Alessandra Chaves Zen

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1857

Palavras-chave:

Discursos de Sustentabilidade, Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, Lógicas de equivalência e diferença, Análise de Discurso.

Resumo

Esse artigo resulta de pesquisa sobre apropriação de imagens no cotidiano escolar, realizada entre os anos 2011 e 2013. Ancorado nos pressupostos da História Cultural o estudo teve como referências as construções teóricas de Chartier, relacionadas ao conceito de apropriação, e de Certeau, referentes às estratégias e às táticas de apropriação. A investigação focalizou a forma como estudantes das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul se apropriam de imagens que circulam no interior da sala de aula tendo livros didáticos de História como objetos que lhes servem de suporte, valendo-se dos princípios da História Oral e da Análise Textual Discursiva como método para a construção e análise dos dados. O texto procura empreender reflexões sobre o cotidiano das práticas com imagens, apresentar as interpretações produzidas em relação às imagens apropriadas à luz dos conceitos dos autores que sustentaram a investigação.

Biografia do Autor

Nilda Stecanela, UCS

Docente do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Filosofia e Educação da Universidade de Caxias do Sul; coordenadora do Observatório de Educação da UCS e do projeto Nossa Escola pesquisa sua Opinião no RS.

 

Alessandra Chaves Zen

Mestre em Educação pelo PPGEDU/UCS

Professora da Rede Estadual e da Rede Municipal de Ensino/Vacaria/RS

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

STECANELA, N.; ZEN, A. C. Imagens oferecidas ao olhar:a apropriação como objeto de investigação. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 301–320, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1857. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1857. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS