A produção de saberes no trabalho: qual o valor dos saberes investidos?

Autores

  • Natalia Valadares Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Márcia Ferreira Petrus UFMG
  • Daisy Moreira Cunha UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1845

Palavras-chave:

Criatividade, Estrutura Governamental, Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Esse artigo propõe uma reflexão sobre o valor dos saberes investidos do trabalhador. Para tal, partimos de reflexões sobre a forma como o trabalho se constitui como lócus de produção de saber, passando pela explanação sobre a distinção entre trabalho real e prescrito, explicitando a importância do reconhecimento dessas duas esferas para o reconhecimento dos saberes investidos, e apresentamos o valor desses saberes para o capital, para os trabalhadores, para o coletivo de trabalho e para os movimentos de trabalhadores. Por fim, abordamos o processo do desenvolvimento de competências na execução da atividade, as dificuldades de sistematização, legitimização e os limites de transferência destes saberes.

Biografia do Autor

Natalia Valadares Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. Bolsista de mestrado do CNPq.  Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Ângela Márcia Ferreira Petrus, UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAE/UFMG. Possui Graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Fisioterapia de Patrocínio, mestrado em Engenharia de Produção (Ergonomia e Organização do Trabalho/Saúde do Trabalhador) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Daisy Moreira Cunha, UFMG

Pós-doutorado no CNAM-Paris; Doutorado em Filosofia pela Aix-Marseille Université. Professora Associada e PPGE/FaE/UFMG.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

LIMA, N. V.; PETRUS, Ângela M. F.; CUNHA, D. M. A produção de saberes no trabalho: qual o valor dos saberes investidos?. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 321–336, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1845. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1845. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS