Projovem-Trabalhador/SC: movimento migratório, experiências e pretensões profissionais.

Autores

  • Mariléia Maria da Silva UDESC
  • Gilberto Nogara Júnior

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1837

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Effectuation, Spin-offs estudantis

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar os fluxos migratórios, as experiências e as pretensões profissionais dos jovens inscritos no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, na modalidade Projovem Trabalhador, na mesorregião Oeste do estado de Santa Catarina a partir da base de dados do SINE/SC, onde consta o cadastro de 4.300 jovens, com idades entre 17 e 30 anos. A discussão proposta é a de problematizar a questão migratória para além da noção de poder atrativo, como sustentam alguns autores, e apreendê-la como expressão de uma intensificação da precariedade no local de origem, que impele estes jovens, acompanhados ou não de suas famílias, a buscar oportunidades de trabalho mesmo em polos saturados. Os resultados do estudo indicam que estes jovens migram e escolhem aquilo que lhes parece mais próximo, dito de outra forma, suas pretensões não se distanciam de suas experiências.

Biografia do Autor

Mariléia Maria da Silva, UDESC

Professora vinculada ao Departamento de Ciências Humanas FAED/Udesc, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pos-Graduação em Educação Faed/UDESC.

Àrea: Trabalho e Educação; Políticas

 

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

SILVA, M. M. da; JÚNIOR, G. N. Projovem-Trabalhador/SC: movimento migratório, experiências e pretensões profissionais. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 335–348, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1837. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1837. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS