Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social

Autores

  • Fernando César Paulino-Pereira UFG
  • Tais Araújo de Paula UFG
  • Heitor Abadio Vicente UFG

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1800

Palavras-chave:

Psicologia e pedagogia. Freire e Vigotski. Desenvolvimento humano e educação.

Resumo

Este artigo levanta uma discussão sobre a atuação do psicólogo social em instituições que recebem crianças e adolescentes em situação de exclusão social na cidade de Catalão-Goiás. As intervenções foram realizadas durante o ano de 2012 na ONG Educare e no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz (CCPA). Na ONG, a intervenção teve como foco conhecer o cotidiano das crianças assistidas e promover ações educativas que pudessem, de alguma forma intervir na realidade delas. As intervenções feitas no CCPA tiveram como foco a Orientação Vocacional Profissional, para isso foi criado um grupo com os jovens que estão se preparando para o mercado de trabalho. As técnicas usadas nas intervenções foram brincadeiras de roda, atividades lúdicas, recursos audiovisuais, produções de textos e rodas de conversa – tudo numa perspectiva de intervenção Sócio-Histórica em Processos Grupais. Todos os dados foram recolhidos e escritos em Diário de Campo e todas as ações foram analisadas a partir da Psicologia Social, com base na produção de Lane (2004) e Reboredo (1995), que entendem o grupo como processo e identificam o movimento do grupo através das Categorias Sartreanas.

Biografia do Autor

Fernando César Paulino-Pereira, UFG

Possui graduação em Psicologia - Formação de Psicólogo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), graduação em Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1994), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (2000), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é presidente da Associação dos Docentes do Campus Catalão e docente da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, educação, psicologia social, comunidade e adolescentes

Tais Araújo de Paula, UFG

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2012). Atualmente é Bolsista no Projeto de Extensão Centro de Línguas da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.

Heitor Abadio Vicente, UFG

Graduando no curso de Psicologia na Universidade Federal de Goiás - CAC, aluno-pesquisador na área de Psicologia Social e violência doméstica, atualmente bolsista Prolicen vinculado a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

PAULINO-PEREIRA, F. C.; PAULA, T. A. de; VICENTE, H. A. Intervenções Psicossociais com Crianças e Adolescentes em Situação de Exclusão Social. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 107–127, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1800. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1800. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê