Análise de correlação entre o investimento per capita em ensino fundamental regular e os resultados anuais do IDEB dos municípios de Santa Catarina e regionalizações da FECAM para os anos de 2005 a 2011

Autores

  • Márcio Luft UNOCHAPECÓ
  • Leonel Piovezana UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1706

Palavras-chave:

Posicionamento Epistemológico, Estratégia, Instituição de Ensino Superior.

Resumo

O artigo apresenta resultados derivados de análise quantitativa de correlação entre o investimento per capita em Ensino Fundamental Regular e os resultados anuais do IDEB dos 293 municípios de Santa Catarina para os anos de 2005 a 2011, efetuadas a partir do cruzamento de três naturezas distintas: 01-financeiros: relativos ao investimento em ensino fundamental trazidos ao valor presente de 2011 pelo índice IGP-DI, 02-demográficos estudantis: relativos ao quantitativo de matrículas em cada um dos anos citados para os dois níveis (séries iniciais e finais) e 03-desempenho: por meio do IDEB; obtendo resultados a partir de três segmentações: 01-população: a partir do número de habitantes do município para cada ano, 02-por ano: isolando os dados em grupos conforme o ano de origem e 03-por regionalismo geopolítico: a partir da divisão formal apresentada pela FECAM. A busca do índice per capita foi necessária para igualar os municípios em uma base comum, evitando que valores absolutos, baseados apenas no PIB, indiquem, de forma distorcida, a quantidade investida por município, limitada a um olhar estrutural de cima para baixo sem considerar a demografia atingida. A escolha do Ensino Fundamental se deu devido à existência de maior quantidade de dados disponíveis e por representar maior peso monetário frente aos demais níveis, representando mais da metade de todo o Investimento Público Direto Municipal em educação em todos os anos contemplados pela pesquisa. Dentro do universo pesquisado houve incompletude em alguns dos indicadores, o que inviabilizou a análise integral por depender de todas as informações de todas as naturezas para um ano/município ser validado, isso reduziu o número de dados utilizáveis para 75,48% das séries iniciais e apenas 38,37% das séries finais, que em valores absolutos, somando os dois níveis, resultou no montante de R$ 11.238.416.963,59 de um total de R$ 12.344.632.409,01; o que representa 91,04% do total do Valor Financeiro contemplado pelo universo escolhido. Conclui que não houve relação estatística significativa entre Investimentos Públicos Diretos Municipais e IDEB na Educação Básica dos municípios de Santa Catarina no período de 2005 a 2011.

 

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Biografia do Autor

Márcio Luft, UNOCHAPECÓ

008 - Graduado em Administração pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.2009 - Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.2010 - Pós-graduado em Disciplinas de Formação para o Magistério Superior.2012 - Mestrado (cursando) em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais.Experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, Planejamento Estratégico, Política Organizacional, Direito Administrativo, Gestão Pública e legislações correlatas.Prática no desenvolvimento de Softwares de Pequeno Porte em VBA/Excel e Script AutoIt.

Leonel Piovezana, UNOCHAPECÓ

Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, ambos da UNOCHAPECÓ

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Publicado

2014-08-21

Como Citar

LUFT, M.; PIOVEZANA, L. Análise de correlação entre o investimento per capita em ensino fundamental regular e os resultados anuais do IDEB dos municípios de Santa Catarina e regionalizações da FECAM para os anos de 2005 a 2011. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 367–388, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1706. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1706. Acesso em: 4 out. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS