Pesquisa-ação e formação de educadores na/da educação não-formal: o registro da prática como elemento de reflexão

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes Unisal

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1611

Resumo

Este texto apresenta um recorte da pesquisa-ação realizada no campo da educação não-formal, especialmente focalizando a discussão do registro da prática educativa como elemento de reflexão sobre o saber docente, dentro de um curso de formação para educadores/as e coordenadores/as pedagógicos/as como recurso para se repensar problemáticas do cotidiano e para se reorientar possibilidades de superação e melhoria. O interesse particular de cada uma da duas instituições envolvidas foi investir na formação contínua de seus educadores e rever suas opções teórico-prática-metodológica, orientadas por princípios filosófico-político de formação de sujeitos que melhor se adequassem ao campo da educação não-formal e ao papel institucional de organizações na sociedade atual encaminhados pelos/as educadores/as e coordenadores/as pedagógicos/as.

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Unisal

Pedagoga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação – UNICAMP, docente do Programa de Mestrado em Educação Sociocomunitária do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Americana-SP.

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

FERNANDES, R. S. Pesquisa-ação e formação de educadores na/da educação não-formal: o registro da prática como elemento de reflexão. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 73–85, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1611. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1611. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê