Gestão democrática e inserção do sistema nacional de avaliação nos sistemas municipais de ensino de Santa Catarina

Autores

  • Almir Paulo dos Santos UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1603

Palavras-chave:

Inteligência Competitiva. Inovação. Modelo de Negócio.

Resumo

a pesquisa identificou como a gestão democrática e o sistema nacional de avaliação se expressam, nos textos das leis de sistema municipal de ensino (SME), do Estado de Santa Catarina. O foco da pesquisa incide sobre as leis de criação dos sistemas municipais de ensino, em Santa Catarina. O estudo parte do aspecto legal de criação das leis de sistemas municipais de ensino, como pesquisa documental. Elenca o conteúdo expresso sobre a gestão democrática e a avaliação em larga escala, capaz de promover espaços de gestão democrática para a Educação municipal. A abordagem teórico-metodológica constituiu-se no ciclo de política de Stephen Ball, envolvendo o contexto da influência, o contexto da produção dos textos e o contexto da prática. A metodologia possibilitou a articulação entre os diferentes espaços da investigação, a partir do Banco de Leis de SME e de seus documentos oficiais. O estudo revela que das 170 leis de SME, 7% não fazem referência à gestão democrática, 71 % estão próximas do conteúdo da LDB/96 e 22% articulam, em seu conteúdo, práticas de gestão democrática, no contexto da educação escolar e não ocorre a inserção do sistema nacional de avaliação. Por fim, destacamos que, quando as práticas estão conectadas ao contexto da Educação local, evidencia-se uma melhor gestão democrática.  

Biografia do Autor

Almir Paulo dos Santos, UNISINOS

Graduação em Filosofia, história e Psicologia, pós-graduação em Filosofia e Sociologia, Mestrado em Educação (UPF) e Doutor em Educação (UNISINOS)

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

SANTOS, A. P. dos. Gestão democrática e inserção do sistema nacional de avaliação nos sistemas municipais de ensino de Santa Catarina. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 349–366, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1603. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1603. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS