A pedagogia libertadora e a psicologia histórico-cultural: dialogando educação e desenvolvimento humano / Pedagogy of liberation and the historic cultural psychology: Discussion: education and human development

Autores

  • Solange Maria Alves

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1576

Palavras-chave:

PROEJA. Histórias de vida. Alternativas didáticas.

Resumo

A presente reflexão procura, dentro dos limites colocados,explicitar possibilidades de diálogo entre a pedagogia freireana e apsicologia histórico-cultural, focando de modo particular, a educaçãoescolar como espaço-tempo privilegiado de desenvolvimento humano. Este,compreendido como resultado de sínteses construídas pelo ser humanodesde sua existência concreta como ser de relações sociais e que, em últimainstância, o constituem como membro do gênero humano, um ser cujofuncionamento psicológico superior só acontece por meio das mediaçõessociais, realizadas a partir dos lugares sociais dos sujeitos circunstanciadoshistoricamente. Ao considerar esses aspectos no âmbito da organizaçãopedagógica escolar, a pedagogia freireana converte-se em campo demediação da teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano.

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Como Citar

ALVES, S. M. A pedagogia libertadora e a psicologia histórico-cultural: dialogando educação e desenvolvimento humano / Pedagogy of liberation and the historic cultural psychology: Discussion: education and human development. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 427–452, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1576. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1576. Acesso em: 22 jul. 2024.

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ARTIGOS