A centralidade do currículo sob as lentes das discussões Educacionais Críticas: algumas contribuições a partir de um estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS) / Curriculum centrality under the lens of Critical Educational discussions:

Autores

  • Graziella Souza dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1568

Palavras-chave:

Diversidade. Educação Intercultural. Prática Pedagógica.

Resumo

A temática do currículo escolar vem recebendo grande destaque aolongo dos anos nas discussões de diversas perspectivas teóricas educacionais,e de modo bastante consistente no campo das teorizações educacionaiscríticas. O presente artigo propõe-se a participar desses debates, explorandoa importância do currículo e das políticas curriculares, na perspectiva dosestudos educacionais críticos, a partir de uma pesquisa realizada na RedeMunicipal de Ensino de Porto Alegre (RME). Além de retomar algumasdiscussões que considero fulcrais para o campo do currículo, argumento aolongo deste artigo que muitas dificuldades encontradas pelas instituições deensino, na construção e vivência de seus currículos, estão relacionadas comdúvidas que pairam sobre o próprio conceito, que ao longo das últimas décadasfoi incorporando uma série de matizes, que algumas vezes dificultam a suaapropriação. Apresento alguns dados da pesquisa realizada, que revelam quea ausência de uma política curricular e de um debate consistente sobre estecampo, produziram efeitos diversos nas escolas, ocasionando, na maioriadas vezes, adversidades nas práticas pedagógicas. Por fim, discuto aindasobre a importância da atuação das Secretarias de Educação nos debates ena elaboração de políticas curriculares, para a construção de um horizonteeducacional mais emancipatório e multicultural.

Downloads

Como Citar

SANTOS, G. S. dos. A centralidade do currículo sob as lentes das discussões Educacionais Críticas: algumas contribuições a partir de um estudo sobre a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS) / Curriculum centrality under the lens of Critical Educational discussions:. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 163–192, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1568. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1568. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO CRÍTICA