Desigualdades educacionais e educação integral: um exame do Programa Mais Educação a partir da Educação Crítica / Educational inequalities and full-time education: a review of the “Mais Educação” Program from the perspective of Critical Education

Autores

  • Simone Costa Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1567

Palavras-chave:

la co-razón anarco-solidaria. Método performativo. Educación intercultural. Espacio entremedio.

Resumo

O presente artigo discute a implementação do Programa MaisEducação em uma Rede Municipal de Ensino da região metropolitana dePorto Alegre (RS). O Programa Mais Educação é uma política recente doGoverno Federal brasileiro de aumento do tempo da jornada diária escolare indução da organização curricular na perspectiva da educação integral.Com o referencial teórico dos estudos educacionais críticos, especialmentecontando com as contribuições de Michael Apple, demonstra-se como asdesigualdades manifestam-se na educação e oferece-se análises críticaspara possibilitar possíveis transformações dos pressupostos e das práticaseducacionais. Esse artigo analisa algumas rearticulações do Programa MaisEducação em nível local, lançando luz sobre a complexidade e os desafios daintervenção na organização curricular da escola formal.

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Como Citar

MOREIRA, S. C. Desigualdades educacionais e educação integral: um exame do Programa Mais Educação a partir da Educação Crítica / Educational inequalities and full-time education: a review of the “Mais Educação” Program from the perspective of Critical Education. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 133–162, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1567. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1567. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO CRÍTICA