Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru

Autores

  • Rodrigo Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i30.1566

Palavras-chave:

Educação Popular. Educação Intercultural. Formação Relacional.

Resumo

O presente artigo analisa os princípios curriculares de um projetode mídia-educação desenvolvido em uma escola municipal de Porto Alegre,o qual é amparado pelo Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares, daSecretaria Municipal de Educação (SMED). Os dados e análises apresentadosforam obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa, de cunho etnográfico,realizada em 2012. Discute-se, inicialmente, o campo da mídia-educação e,depois, o conceito de educomunicação e sua relação com a tradição crítica,visto que o termo é um dos pilares conceituais da SMED. Em seguida,apresentam-se alguns princípios curriculares em mídia-educação críticano contexto internacional para, depois, discutir algumas aproximações eafastamentos que o projeto, no contexto de sala de aula, opera no que dizrespeito às propostas críticas em educação.

Downloads

Como Citar

RAMOS, R. Projetos em mídia-educação na rede municipal de Porto Alegre: a educomunicação como discurso e a pedagogia instrumental de uso dos meios como prática / Projects in media education in public schools of Porto Alegre: educommunication as discourse and instru. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 30, p. 105–132, 2013. DOI: 10.22196/rp.v15i30.1566. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1566. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ EDUCAÇÃO CRÍTICA