Uma perspectiva formal e informal, em pauta: a relação educação e trabalho

Autores

  • Daniele Hungaro da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gilmar Alves Montagnoli Universidade Estadual de maringá

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v15i31.1481

Resumo

Este artigo fornece respaldo aos conceitos discutidos por diversos autores que defendem em uma perspectiva histórica, os aspectos educacionais nos espaços formais e informais. Para tanto o conteúdo, em grande parte, é fruto de reflexões propiciadas pela relação das perspectivas teóricas Trabalho, Educação e Práticas Pedagógicas. Nele procuramos discutir a relação entre as transformações no mundo do trabalho e a formação humana (escolar e não-escolar). Acreditamos que o entendimento do que seja educação formal e informal é fundamental ao profissional da educação para o seu (re) pensar do fazer pedagógico de maneira crítica e, para a delimitação do seu papel dentro dos trâmites escolares.

Biografia do Autor

Daniele Hungaro da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação UFSC. Pós-graduada em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-graduação de Maringá, Brasil (2013). Possui Graduação em Pedagogia (2012) pela Universidade Estadual de Maringá, UEM.

Gilmar Alves Montagnoli, Universidade Estadual de maringá

Possui graduação em História (2005) e Pedagogia (2010) pela Universidade Estadual de Maringá e Mestrado em Educação por esta mesma instituição (2013). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Possui experiência na Educação Básica e Superior.

Downloads

Publicado

2014-08-20

Como Citar

DA SILVA, D. H.; MONTAGNOLI, G. A. Uma perspectiva formal e informal, em pauta: a relação educação e trabalho. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 59–71, 2014. DOI: 10.22196/rp.v15i31.1481. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1481. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê