A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou

Autores

  • Claudia Klein

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1464

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Imaginário Social. Saberes docentes.

Resumo

A falta de qualidade do ensino na área rural e até mesmo a ausência deste em alguns locais pelo Brasil são fatores que estimulam o êxodo rural, este que provocou o crescimento desordenado das cidades, sem infraestrutura adequada. Muitos agricultores acabam encaminhando seus filhos para escolas urbanas, porém em alguns locais, mediante a organização da comunidade, surgem as escolas familiares rurais, baseadas na pedagogia da alternância, que tem a educação voltada para a realidade do meio rural, com valores e cultura específicos do campo, que prepara os jovens e adolescentes do campo para o campo. Porém, a mulher, muitas vezes, é rejeitada neste contexto, por ter historicamente exercido funções essencialmente femininas e agora passa a frequentar a escola rural e aprender sobre o dia a dia do campo. Ainda existem pessoas que não conhecem esse tipo de escola (esta metodologia de ensino); frente a isto, torna-se necessário a fundamentação de tal para que as pessoas passem a ser capazes de refletir e criar um novo olhar para a educação da população do campo e entender o papel que a mulher passa a exercer no contexto atual.  

Biografia do Autor

Claudia Klein

Downloads

Como Citar

KLEIN, C. A questão do gênero e a Pedagogia da Alternância na Casa Familiar Rural de São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family House in São José do Cedro (SC) / Gender and the Pedagogy of Alternation in the Rural Family Hou. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 565–582, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1464. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1464. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS