Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo

Autores

  • Sidinei Pithan da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1461

Palavras-chave:

Agroindústrias familiares. Jovens. Permanência. Sucessão geracional.

Resumo

A construção da profissão professor na contemporaneidade circunscreve os vínculos históricos das transformações sociais, educacionais, científicas, filosóficas, tecnológicas e culturais ocorridas neste período. Neste sentido, buscar compreender melhor os acontecimentos que possibilitaram a construção da docência na contemporaneidade e dos saberes requeridos para atuar nesta modalidade envolve a problematização e o resgate acerca dos vínculos históricos que se estabeleceram entre educação, escola e sociedade, mais precisamente no que diz respeito à função social que esta terá que desempenhar, bem como das instituições responsáveis pela sua estruturação, organização e financiamento. A pergunta atual, no adentrar do século XXI, a respeito dos saberes que constituem a docência, e que são fundamentais para a estruturação da profissão professor, remete-nos, numa  primeira parte deste trabalho, a tentar situar e compreender historicamente os vínculos contextuais que se estabeleceram entre o espaço e tempo social contemporâneo com o espaço e tempo escolarizado. Nessa mesma trajetória, para uma segunda parte da pesquisa, damos continuidade à  problemática inicial tentando compreender a situação dadocência nos últimos vinte anos. Embasado em pesquisas de estudiosos portugueses, como Antonio Nóvoa, nos propomos a refletir sobre as novas relações que se estabelecem no contexto contemporâneo das reformas, enfocando e associando a situação de “mal-estar docente” e “crise na educação” às novas formas de percepção do espaço e do tempo características das sociedades humanas contemporâneas. 

Downloads

Como Citar

SILVA, S. P. da. Os educadores em face da educação escolarizada: dos vínculos constitutivos do ofício à natureza multidimensional de seu exercício contemporâneo. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 505–526, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1461. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1461. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

FÓRUM PERMANENTE DE DEBATE SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA