Crianças: estilo de vida e vida com estilo / Children: lifestyle and life with style

Autores

  • Alberto Nídio Silva

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1454

Resumo

Por muito tempo, porventura confundível com a sua própria existência, as crianças puderam manter no seu quotidiano estilos de vida onde o uso informal e discricionário de um tempo próprio tinha lugar antecipadamente marcado, sobretudo para, em grupo, se devotarem a vivências que lhes são muito próprias e por onde se consubstanciam as culturas da infância e, dentro destas, a cultura lúdica, sua expressão primordial que a riqueza do folclore infantil passado como herança cultural intrageracionalmente alimentou em permanência. Era por aqui que ganhava expressão efectiva uma componente seminal do processo de socialização de cada criança. O tempo de agora cassou positivamente esse outro que há pouco mais de uma dúzia de anos atrás ainda ocupava um bom pedaço da  agenda diária das crianças, hojecada vez mais ilhadas em instituições que  lhes formatam  por igual os seu quotidianos, sem deixar uma nesga sequer que seja para esse momento de liberdade de que ontem puderam usufruir. Neste modus vivendi das crianças estampa-se um estilo de vida que, paradoxalmente, interroga o que, por inquestionável pertinência, deverá conter uma vida com estilo apropriado à sua peculiar condição. A partir dos resultados a que conduziram as investigações que desenvolvemos no decurso de um estudo empírico feito com quatro diferentes gerações vivas traçamos os contornos deste novo paradigma que virou do avesso a vida das crianças. 

Downloads

Como Citar

SILVA, A. N. Crianças: estilo de vida e vida com estilo / Children: lifestyle and life with style. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 295–324, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1454. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1454. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS