A escola e a vida no campo e na cidade

Autores

  • Caroline Bellaguarda de Azevedo
  • Célia Regina Vendramini
  • Fabiane Marra da Silva Pereira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1449

Palavras-chave:

mulheres, lutas, camponesas e indígenas.

Resumo

Procurando superar o histórico antagonismo entre campo e cidade, abordamos neste artigo experiências escolares situadas em acampamentos do Movimento dos Sem Terra, no campo, e experiências vinculadas à Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz, na periferia da cidade deFlorianópolis. As escolas pesquisadas são expressão das formas de produção da vida e das formas de organização coletiva dos territórios em que estão situadas, marcadas pela extrema desigualdade social. Com singularidades e elementos em comum, revelam os limites da escola e da vida na atualidade, bem como possibilidades de superação e contraposição ao modo de produção vigente.  

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Como Citar

AZEVEDO, C. B. de; VENDRAMINI, C. R.; GARCIA, F. M. da S. P. A escola e a vida no campo e na cidade. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 133–154, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1449. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DESIGUALDADES SOCIAIS E ESCOLARES