Desigualdades sociais nas escolas públicas do campo: um estudo de caso

Autores

  • Adriana D’Agostini
  • Mauro Titton

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i29.1448

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a organização e as condições das escolas de assentamentos. Objetiva analisar, problematizar, criticar as relações de desigualdades sociais presentes em escola de assentamento do município de Abelardo Luz, oeste do estado de Santa Catarina a partir de um estudo de caso, no qual se utilizou da pesquisa bibliográfica e de campo. Na análise realizada constatou-se que as escolas apresentam as possibilidades de essência para a transformação, a partir de sua proposta pedagógica orientadora, mas as condições objetivas e subjetivas para a concretização das mesmas ainda são de precariedade. No momento as práticas realizadas estão no universo das contradições e das disputas internas e externas a escola. Condições estas causadas pelas desigualdades sociais e escolares as quais a classe trabalhadora está submetida.   

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Como Citar

D’AGOSTINI, A.; TITTON, M. Desigualdades sociais nas escolas públicas do campo: um estudo de caso. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 29, p. 105–132, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i29.1448. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1448. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ DESIGUALDADES SOCIAIS E ESCOLARES