A Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel em fotografias: aspectos da história de uma instituição de ensino superior / The School of Agronomy and Veterinary Eliseu Maciel in photographs: aspects of the history of an higher education institution

Autores

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira
  • Giana Lange do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1381

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Materialismo Infantil, Crianças e Adolescentes.

Resumo

No âmbito da História da Educação, a pesquisa sobre história das instituições educacionais estabeleceu-se como um dos ramos em que existe maior produção historiográfica, ao mesmo tempo que ainda existe uma grande demanda de instituições a serem investigadas. A Escola de  Agronomia eVeterinária Eliseu Maciel constitui-se em um estabelecimento educacional de renomada importância para a cidade de Pelotas (RS). A presente pesquisa analisa a história dessa instituição durante a Primeira República, utilizando-se de fotografias e textos divulgados na imprensa local. O objetivo dessa investigação reside em evidenciar a estreita relação entre essa instituição e a elite econômica e social pelotense. Além disso, estudar em que estrutura e contexto histórico se dava o ensino agronômico nas primeiras décadas do século XX.

Downloads

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. M. de; AMARAL, G. L. do. A Escola de Agronomia e Veterinária Eliseu Maciel em fotografias: aspectos da história de uma instituição de ensino superior / The School of Agronomy and Veterinary Eliseu Maciel in photographs: aspects of the history of an higher education institution. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 555–580, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1381. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1381. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

CAMINHOS ABERTOS