Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School

Autores

  • Reinaldo Matias Fleuri Fleuri
  • Viviane Lima Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1369

Resumo

Este artigo retoma inicialmente a conceituação do novo campo de debate que apresenta-se como intercultura, indicando as implicações para a educação intercultural. Em seguida, focaliza-se alguns desafios que a escola enfrenta hoje ao desenvolver a perspectiva intercultural, particularmente no que se refere à construção do percurso e dos saberes escolares, ao desenvolvimento da subjetividade e da intersubjetividade dos educandos e à formação dos educadores. Por fim, detém-se na discussão sobre o desenvolvimento de novas tecnologias na escola para promover processos de inclusão intercultural, indicando a necessidade de compreensão crítica do contexto tecnológico, de formação da cultura digital do professor e de produção colaborativa do conhecimento. São apresentadas possibilidades já em prática atualmente que geram ressignificações e propostas alternativas aos modelos de mercado.  

Downloads

Como Citar

FLEURI, R. M.; FERREIRA, V. L. Desafios à inclusão digital para a escola latino-americana / Digital inclusion challenges for the Latin American School. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 303–332, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1369. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1369. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê