Desconstrução de subalternidades e mudanças paradigmáticas / Deconstruction of subalternities and paradigmatic changes

Autores

  • Nadir Esperança Azibeiro Unochapecó

DOI:

https://doi.org/10.22196/rp.v14i28.1363

Resumo

A modernidadecolonialidade produziu as outras localizações geográficas como terras vazias e os povos por lá existentes como sem cultura. A possibilidade de propostas de educação intercultural que se estabeleçam a partir de relações de reciprocidade supõe a emergência de outros paradigmas. Nessa perspectiva se insere, entre outras alternativas, o pensamento fronteiriço, como uma aposta na desconstrução de subalternidades e na emergência de formas mais solidárias de ser-sentirpensar-agir.

Downloads

Como Citar

AZIBEIRO, N. E. Desconstrução de subalternidades e mudanças paradigmáticas / Deconstruction of subalternities and paradigmatic changes. Revista Pedagógica, [S. l.], v. 14, n. 28, p. 143–176, 2013. DOI: 10.22196/rp.v14i28.1363. Disponível em: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1363. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação do Dossiê