CHAMADA PARA PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO
CHAMADA PARA PROPOSTA DE DOSSIÊ TEMÁTICO
A partir da segunda década do século XXI, intensificou-se ainda mais as discussões a respeito do uso de telas e tecnologias nos espaços escolares ao longo da infância, especialmente ao buscar compreender o quanto estes podem interferir e/ou contribuir nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Mais recentemente, incluiu-se nesta seara de discussão o uso da inteligência artificial.
Diante desse cenário, a Revista Pedagógica convida pesquisadoras e pesquisadores a apresentarem propostas para Dossiê envolvendo o uso de telas, tecnologias e inteligência artificial ao longo dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento da criança como temática.
Espera-se que o Dossiê agregue artigos resultantes de pesquisas originais (revisões de literatura e/ou empíricas), visando reflexões sobre a temática que contribuam para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o uso de telas, tecnologias e inteligência artificial na infância, bem como as implicações dessas na vida da criança, especialmente ao longo dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
Para que a equipe editorial possa avaliar a proposta solicitamos que nos encaminhem os seguintes documentos:
- Carta à Revista (e-mail para revistapedagogica@unochapeco.edu.br ) com documento Word em anexo, constando:
- nomes dos organizadores e filiações institucionais (Departamento e/ou Programa de Pós-Graduação e a Instituição);
- tema proposto, indicando objetivo, relevância e justificativa de forma contextualizada;
- relação dos títulos dos artigos que comporão o dossiê, com resumo de 250 palavras cada um, 3-5 palavras-chave e nome do(s) autor(es);
- currículo abreviado dos autores (até três linhas no máximo), apresentando suas titulações e vinculações institucionais;
- cronograma das etapas de organização do Dossiê (de acordo com os prazos expressos nesta chamada).
Requisitos:
O Dossiê deve ter um número mínimo de 10 (dez) artigos e um número máximo de 12 (doze) artigos que devem estar estritamente de acordo com as “diretrizes para autores” da Revista Pedagógica, à disposição no site da revista.
Ao menos 2 (dois) artigos devem ter autoria de professor(es)/pesquisador(es) filiado(s) a universidade(s) estrangeira(s), escritos em espanhol ou inglês.
Os organizadores do Dossiê (entre 2 ou 3) não podem ser da mesma Instituição, da mesma forma que os autores dos artigos devem estar vinculados a instituições diferentes.
Os organizadores devem indicar ao menos um nome de parecerista para cada um dos artigos apresentados na proposta, com os respectivos nomes, instituição a qual pertencem e e-mails, para contato da Revista.
Uma vez aprovado o Dossiê, o aceite e publicação dos trabalhos no mesmo estará condicionada à avaliação anônima por pares e deverão seguir todas as diretrizes da Revista Pedagógica.
Datas Importantes:
Lançamento da Chamada: 17/04/2025.
Data limite de submissão de propostas: 15/06/2025.
Divulgação do resultado: 31/06/2025.
Período de submissão dos artigos: 01 de junho a 01 de setembro de 2025.
Período de avaliação por pares e ajustes: 02 de setembro a 30 novembro de 2025.
Publicação do Dossiê: dezembro de 2025.
Agradecemos o interesse de publicar conosco,
Equipe Editorial da Revista Pedagógica
Atenção! A Revista Pedagógica passará a publicar seus artigos nos idiomas português e inglês (bilíngue), a partir do segundo semestre de 2025. Portanto, a partir de 15/04/2025, todos os artigos submetidos e aprovados para publicação, deverão ser enviados em sua versão final tanto em português quanto em inglês. No caso de artigos em Espanhol, deverá ser enviada também a versão em inglês. Uma vez aprovado para publicação, será de responsabilidade do autor a versão para a língua inglesa nos padrões dos tradutores credenciados pela revista.