MECANISMOS DE DISTINÇÃO EM MERCADOS DA AGRICULTURA FAMILIAR: O CASO DOS AGRICULTORES DE FRUTAS E HORTALIÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.2025.v36.n64.7765Palavras-chave:
agricultura familiar, comercialização, mercados agroalimentares, inovaçõesResumo
O presente artigo analisa os mecanismos de distinção comercial utilizados pelos agricultores de frutas e hortaliças nos diferentes mercados agroalimentares da região central do Rio Grande do Sul, averiguando se esta tendência está presente neste recorte geográfico. Para operacionalização da pesquisa, foram entrevistados 129 agricultores de frutas e hortaliças através de um instrumento de coleta de dados semiestruturado aplicado no ano de 2020. Os dados foram submetidos à análise estatístico-descritiva através dos softwares Microsoft Excel e do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados obtidos apontam que 26,36% dos agricultores utilizam a rastreabilidade como mecanismo de distinção, 19,38% utilizam a rotulagem, 4,65% utilizam a certificação, 15,50% utilizam dois instrumentos simultaneamente e 39,54% não utilizam nenhum mecanismo. Baseado nisto, através da análise de correlação de “Pearson”, infere-se que a opção pela adoção de diferentes mecanismos de distinção se dá, principalmente, pelo aumento da participação em diferentes canais de comercialização, pontos de venda e acesso a políticas públicas. Conclui-se que a utilização de variados mecanismos de distinção não é característica exclusiva de produtores que acessam um ou outro mercado em específico, mas é reflexo da especialização da atividade produtiva e diversificação no acesso aos canais/mercados agroalimentares.
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