RISCOS E PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RISCOS NA PRODUÇÃO DE MILHO NO SEMIÁRIDO SERGIPANO

Autores

  • Edwin Thawan Andrade Prado Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Paula Schervinski Villwock Universidade Federal de Sergipe
  • Juliano Luiz Fossá Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v32i60.7307

Palavras-chave:

gerenciamento de riscos, PSR, Proagro, Garantia-safra

Resumo

Os riscos na agricultura são resultantes da incerteza sobre os níveis da produção, decorrente de eventos climáticos, físicos ou biológicos, além dos fatores que influenciam no valor de mercado que os produtores podem alcançar no macroambiente institucional. Uma opção para reduzir o risco na produção é a transferência a terceiros através de programas como o Garantia Safra, o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e o Programa de Garantia das Atividades Agropecuárias (Proagro). Nesta perspectiva, o estudo analisa os riscos e os programas de transferência de riscos na produção de milho no semiárido do estado de Sergipe por meio do levantamento de dados secundários sobre os programas no período de 2010 a 2020, em um recorte que compreendeu 25 municípios que compõem o cinturão do milho de Sergipe. Os resultados mostraram que a região é responsável por 94% da produção de milho do Estado e que o maior risco está relacionado aos fatores climáticos. Concluiu-se que os programas citados são benéficos e contribuem para garantir a segurança financeira dos produtores frente aos riscos de produção, embora existam desafios relacionados à governança e operacionalização que dificultam alcançar mais beneficiários.

Referências

Harwood, J; Heifner, R; Coble, K; Perry, J; Somwaru, A. Managing risk in farming: concepts, research, and analysis. United States Department of Agriculture, Economic Research Service, Agricultural Economics Reports. USDA, Washington, DC, 1999.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo agropecuário 2017 - resultados definitivos. Censo agropec., Rio de Janeiro, v. 8, p.1-105, 2019.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção agrícola municipal 2010-2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em:. Acesso em: 08 Mai, 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Levantamento sistemático da produção agrícola 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. Disponível em: Acesso em: 08 Mai, 2021.

Kahan, D; Worth, S; Understanding the risk environment in agriculture. Parm/Ifad: Rome, Italy, 2018.

Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing. 14. ed. Tradução Sônia Midori Yamamoto; revisão técnica Edson Crescitelli. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Lopes, M. O futuro da gestão de riscos na agropecuária. Revista de Política Agrícola, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 Mai. 2020.

Santana, A. P. Silva de. Aspectos da sustentabilidade nas explorações do milho em assentamentos rurais no centro oeste de Sergipe. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE. 2019b.

Silva, A. A. G. da; Batista, W. R. M.; Barros, A. H. C.; Faccioli, G. G.; Sousa, I. F. Zoneamento agrícola de risco climático para grãos no estado de Sergipe. EMBRAPA, 2013.

Souza, P.; Assunção, J. Gerenciamento de risco na agricultura brasileira: instrumentos, políticas públicas e perspectivas. Relatório. Climate Policy Initiative, Rio De Janeiro, 2020.

Downloads

Publicado

2023-01-26

Edição

Seção

Dossiê: As Transformações e as Novas Din. no Mundo Rural Rumo ao Desen. Sust.