PROTAGONISMO DE COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DE AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL

Autores

  • Carlos Alexandre Harold UTFPR
  • Alessandra Matte UTFPR
  • André de Moura Victorio IDR PARANÁ
  • Dayane Regina Lenz IDR PARANÁ

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v32i58.7087

Palavras-chave:

agricultura familiar, cooperativismo, fidelidade, mercados

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a história e os desafios para o cooperativismo no Brasil como meio de desenvolvimento de agricultores familiares na superação das barreiras mercadológicas. Com enfoque exploratório, o método principal consistiu na análise da literatura sobre o tema, bem como sistematização de dados secundários do cooperativismo agropecuário no país. Os dados analisados apontam aumento na proporção de associados a cooperativas agropecuárias e concentração do cooperativismo no Sul do país, mas pouco se sabe o quanto essas cooperativas têm de fato cumprido com seu papel social, assim como se há fidelidade desses novos associados. Os estudos revisitados apontam para a necessidade de mais processos de capacitação de associados e dirigentes, como também o desenvolvimento de ações sociais que permitam a construção de fidelidade.

Biografia do Autor

Alessandra Matte, UTFPR

Doutora em Desenvolvimento Rural. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas (PPGSIS) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

André de Moura Victorio, IDR PARANÁ

Mestre em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Extensionista Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR)

Dayane Regina Lenz, IDR PARANÁ

Mestre em Ciência Animal. Extensionista Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná)

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Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos