PERMANECER OU SAIR DO MEIO RURAL? O DILEMA DOS JOVENS GRADUANDOS DO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO/RS

Autores

  • Ricardo Marian Tiherro Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Dionéia Dalcin Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6736

Palavras-chave:

Juventude. Evasão. Sucessão Familiar.

Resumo

Os jovens rurais passaram a ser foco de estudos devido a suas particularidades, em especial pela continuidade das atividades do meio rural que depende deles, a sucessão familiar. Ao abordar os jovens rurais, é necessário considerar sua pluralidade, existência de uma polissemia de temas e abordagens como é indicado pela própria categoria plural, dentre elas a decisão após uma graduação. Os jovens provenientes do campo, agora ligados ao conhecimento e a qualificação, enfrentam um impasse entre continuar na vida do campo, ou irem em busca de novos caminhos e oportunidades de conhecimento. Assim, o estudo buscou analisar os fatores que interferem na tomada de decisão dos jovens rurais, graduandos do município de Cerro Largo/RS, em permanecer ou sair do meio rural. Metodologicamente, o estudo é constituído de uma pesquisa quantitativa, realizada por meio da aplicação de questionário com 90 estudantes. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Como resultado, é possível dizer que a aproximação entre o urbano e o rural despertou nos jovens a vontade de viver muitas vezes uma ligação entre os dois “mundos”. Apesar desse vínculo, ainda há uma preocupação com o êxodo rural juvenil, principalmente em relação às moças. Concluiu-se que os principais fatores para a tomada de decisão pela evasão, pelos jovens respondentes, são: a propriedade ser capaz de manter os filhos em atividade, a quantidade de hectares das propriedades, a desigualdade de gênero, e a noção de que a “vida urbana” possui mais liberdade e recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Dionéia Dalcin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Docente do Curso de Administração – Bacharelado, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carlos Eduardo Ruschel Anes, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Docente do Curso de Administração – Bacharelado, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC). Cerro Largo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Edição

Seção

DOSSIÊ: AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO RURAL: CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS