CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS E PRODUTIVAS DA PECUÁRIA FAMILIAR LEITEIRA DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6731Palavras-chave:
Agricultura familiar, diferenciação, integração, exclusão, mudanças socioprodutivas.Resumo
O trabalho tem como objetivo fazer uma caracterização socioeconômica e produtiva da pecuária familiar leiteira do Rio Grande do Sul. A pesquisa se classifica como um estudo descritivo em que foram entrevistados 110 produtores de 29 municípios. Para que fosse possível captar uma maior diversidade de situações produtivas, foi realizada uma seleção intencional da amostra, baseada em quatro estratos diários de produção. Para a maior parte dos entrevistados (91,8%), a pecuária leiteira é a principal atividade produtiva, de todo modo, 54,5% dos estabelecimentos diversificam a produção com ao menos mais uma atividade agropecuária. Tratando-se das motivações para o desenvolvimento da atividade, três foram as principais justificativas elencadas, estando estas relacionadas às categorias “renda mensal”, “gosto pela atividade” e “alternativa produtiva”. Em relação à infraestrutura, 94,5% dos agricultores disseram possuir alguma área própria, em que as heranças figuram como a principal forma de obtenção da terra. Para o funcionamento do sistema de produção a maioria dos estabelecimentos precisam de, no mínimo, duas pessoas se dedicando ao estabelecimento, em que o papel das mulheres é central. O sistema a pasto e os animais da raça holandesa são os mais utilizados pelos produtores e a maior parte destes têm acessado políticas de crédito rural e assistência técnica. As cooperativas se apresentam como instituições importantes aos pecuaristas, sendo que 41,8% dos agricultores comercializam o leite através destas. A partir dos dados coletados é possível afirmar que todos os estabelecimentos dispõem de uma infraestrutura básica para a produção leiteira, em que as técnicas de manejo utilizadas e até mesmo a produtividade diária não são os aspectos de maior diferenciação. Por sua vez, o tamanho dos rebanhos, o tamanho da área disponível, bem como as instalações detidas tendem a ser pontos de maior diferenciação entre os agricultores familiares analisados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Grifos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.