OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ON-LINE DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA REGIÃO METROPOLITANA EM PORTO ALEGRE
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6696Palavras-chave:
E-commerce; Orgânicos; Cadeias de distribuição; Slowfood; FairtradeResumo
Esse artigo foi desenvolvido através da coleta preliminar, desenvolvimento e transposição de dados pesquisados em relação aos agentes econômicos que comercializam produtos hortícolas orgânicos na região metropolitana de Porto Alegre (RS) através das mídias digitais, tais como sites, marketplaces, redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea. Para fins de construção de uma base de dados inicial, é analisado a formação e processo de funcionamento desse mercado, em contraste com os últimos movimentos e expressões que suscitam uma maneira diferenciada de encarar o alimento e estilo de vida. Entendendo assim, que a atuação desses agentes se mescla na diegese dos mercados de comercialização de orgânicos de uma maneira única situada em seu tempo, levando em conta a crise social do presente que se apresenta no século XXI. Pois é através das novas tecnologias, o acesso e a globalização, é preciso se reinventar e readaptar às novas conjunturas sociais e econômicas que se apresentam. Para tanto, a fim de elucidar essas análises dessa tipologia de e-commerce e sua relação na comercialização de orgânicos, se recorre a uma análise pensando numa perspectiva das cadeias de distribuição como norteador metodológico para avaliar de que maneira esse comércio opera. Dessa forma, se concluiu que alguns aspectos são relevantes para a manutenção e bom funcionamento desse tipo de comércio, tais como: Produto local e fresco, respeito a sazonalidade, ser direto do produtor, fair trade e o preço justo, presença de cooperativas/associações e venda de alimentos orgânicos e saudáveis.
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