CARACTERIZAÇÃO SOCIOPRODUTIVA DE MULHERES RURAIS NO NOROESTE DO RS
DOI:
https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6695Palavras-chave:
Censo agropecuário; Gênero; Meio Rural; Propriedades.Resumo
O objetivo deste trabalho consiste em analisar a situação socioprodutiva de mulheres rurais pertencentes à agricultura familiar e não familiar a partir do Censo Agropecuário de 2017. A região de estudo refere-se ao Noroeste do Rio Grande do Sul, composta por 216 municípios. As variáveis analisadas (faixa etária, escolaridade, forma de obtenção de terras e cultivos temporários e permanentes) foram manipuladas em planilhas do Microsoft Excel, para posterior análise. Com relação aos resultados visualiza-se que o maior extrato de mulheres pertence à agricultura familiar, onde é encontrado maior número de estabelecimentos. No que diz respeito à escolaridade, o percentual maior de mulheres que nunca frequentou escolas encontra-se entre as familiares, já a maior parcela com ensino superior são entre as não familiares. Quanto à idade, a maior concentração de mulheres pertencentes a agricultura familiar estão na faixa etária dos 55 anos ou mais, enquanto as faixas mais jovens (com 45 ou menos anos) estão entre as não familiares. No que se refere as características das propriedades as mulheres familiares estão concentradas em propriedades entre 10 – 50 hectares, já as não familiares entre 100 – 200 hectares. Por fim, no referente à forma de obtenção de terras por parte das mulheres, os dois segmentos registram ser através da herança ou doação. Outra semelhança são as atividades econômicas desenvolvidas pelas mulheres nas propriedades com destaque para o cultivo de grãos (soja), bovinos e outros animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Grifos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Estou ciente de que, em sendo aprovado, a publicação do artigo será no formato on-line no Portal de Periódicos da Unochapecó.
Também tenho ciência de que há autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Do ponto de vista do Creative Commons, a Revista Grifos é de acesso aberto e irrestrito, porém não permitindo adaptações nos artigos, nem o uso comercial.
Sobre a licença Creative Commons: As licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons forjam um equilíbrio no seio do ambiente tradicional “todos os direitos reservados” criado pelas legislações de direito de autor e de direitos conexos. Os nossos instrumentos fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos. Em conjunto, estes instrumentos e os seus utilizadores formam um corpo vasto e em crescimento de bens comuns digitais, um repositório de conteúdos que podem ser copiados, distribuídos, editados, remixados e utilizados para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos.
A Revista Grifos adota o sistema: Atribuição-SemDerivações-SemDerivados CC BY-NC-ND: Permite o download dos seus trabalhos e o compartilhemento desde que atribuam crédito, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.
- Autores concedem à revista o direito de publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Política de Direito Autoral adotada está cadastrada no Diadorim <diadorim.ibict.br>.