EFEITOS DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E MORADIA NOS RENDIMENTOS DOS TRABALHADORES NO MEIO RURAL BRASILEIRO

Autores

  • Fábio Lúcio Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Emanoel Márcio Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Luziane da Silva Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Camila Escobar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22295/grifos.v31i57.6659

Palavras-chave:

Condições de Saúde, Rendimentos do Trabalho, Meio Rural Brasileiro

Resumo

Boa saúde e moradia digna são condições fundamentais para que os indivíduos possam vender sua mão-de-obra de maneira eficiente e adequada, principalmente os trabalhadores que vivem nas zonas rurais brasileiras. Nesse contexto, esse trabalho se propôs a identificar os efeitos das condições de saúde e moradia sobre os rendimentos dos homens e mulheres que residem no meio rural do país, de forma a identificar os comportamentos distintos entre os sexos e ao longo da distribuição de salários daquelas enfermidades típicas e condições básicas de habitação vivenciadas nas zonas rurais pelo Brasil. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2019 para estimar equações salariais por sexo para as variáveis construídas. Os resultados sugerem que os salários masculinos possuem maior sensibilidade às condições de saúde e moradia relacionadas, enquanto que os efeitos sobre os rendimentos femininos são minimamente substanciais nos extratos salariais superiores.

Biografia do Autor

Fábio Lúcio Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Econômicas pela UERN (2003), Mestrado (2006) e Doutorado (2020) em Economia Aplicada pelo PPGE/UFPB. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da FACEM/UERN. Tem experiência na área de Economia e Gestão Pública, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nas seguintes áreas: Economia Aplicada e Microeconometria.

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Economista. Mestre em Economia pela UFU e doutor em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Professor Adjunto na Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Luziane da Silva Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Economista. Mestre em Economia pelo PPE/UERN e Doutoranda em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Camila Escobar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Economista. Mestranda em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia (PPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2022-03-28

Edição

Seção

DOSSIÊ: AGRICULTURA FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO RURAL: CENÁRIOS CONTEMPORÂNEOS